BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Estamos empobrecendo ou o norte é outro?


De acordo com o mmonline de 30/07/09, o mercado brasileiro de mídia cresceu apenas 1.72% de janeiro a maio, e de acordo com a intermeios, houve uma retração de 1.15% em maio.

No entanto, a análise dos números mostra o crescimento da mídia online e do cabo, e a queda do jornal e revistas. Será o cpm ou chegamos de vez a uma nova era?

Falando de nosso segmento, acredito que daqui para os próximos 3 anos, promoção, pdv, eventos e outras disciplinas de btl que não se integrarem em comunidades e plataformas online vão cada vez mais sofrer um fade-out, como aconteceu (pra quem ainda lembra) com os extintos mega-estúdios das agências de publicidade, quando os lendários Mac foram importados pelo Burti (jurássico, mas aconteceu).

Pra quem não consegue enxergar, nem se adaptar e pior, viver e sentir essa nova realidade, tem seus dias contados. Vai viver de lembranças de um passado glorioso.

Quem viver até lá verá.

Foto by FemsaMG



quarta-feira, 29 de julho de 2009

Design Promocional



Ações de ativação em nosso ponto de vista, devem andar de mãos dadas com designers e com criadores de moda. Não que uma dupla de criação que desenhe uma campanha não tenha como resolver um ítem, um uniforme, um press invitation.

Mas estamos falando de desenvolvimento "do" item, "do" uniforme e assim por diante.
É essencial o interface e a troca de experiências entre esses profissionais, ou a convivência diária entre eles (como é o nosso caso).

O mesmo vale para cenografia, light design, e tantas outras coisas, que se colocarmos nas mãos de especialistas, com uma direção de criação eficaz e focada, veremos resultados surpreendentes.

E o melhor prêmio para isso, é a fidelidade e o reconhecimento do dono do job.

Em terra de follower, quem tem cerebro é rei.






Semana passada, em uma apresentação, estávamos comentando com um cliente os efeitos da economia excedente (uma boa dica de leitura é funky business) sobre uma linha de produtos dele.

E lembrei que muito antes desse conceito, a mais de 15 anos, a BBDO já tinha um estudo sobre paridade, que é mais ou menos o quanto um produto é muito similar ao outro (pneus, iogurtes, biscoitos, detergentes etc) e como a comunicação e o posicionamento podem fazer a diferença para eles.

Estou falando isso tudo, porque sempre detestei aquelas campanhas sociais pedindo doações, mostrando apelos "emocionais" que estão mais para um show de horrores.

Uma das piores, são as de animais abandonados, onde a indústria mostra centenas de bichos enjaulados, no CCZ, e sempre com um texto piegas mais ou menos assim, "compre nossa ração que a gente ajuda a adoção desses herois".

Experimente dar um search no youtube com a chave "pet donation" e vai ver dezenas de campanhas literalmente iguais.

Agora, essa campanha acima, mostra que em terra de follower, que tem cérebro é rei.

Clique no link e confira. Pra este anunciante, parabéns. Pra concorrência pensar: mainstream não é só target, é agência também.

images by BandTMag

terça-feira, 28 de julho de 2009

Teddybears Stockholm na Oscar Freire





A Superstage aproveitou a gravação de um clipe para um evento de um cliente para fazer uma performance rápida na galeria Ouro Fino e na Oscar Freire em São Paulo.

Com os super atores Jeff, Flavio e Claudia na performance. e om, ryu e thy werneck como crew da ação, literalmente paramos o trânsito na região, com os ursos que de teddybears só tem o nome.

Fora o Chevy Malibu, que foi um show a parte (o CET nos desculpe) com os ursinhos dirigindo -com escolta, e toda a segurança necessária.

Em breve, assim que editado, o clipe com a música hiphopper. Por enquanto, o original Teddybears Sthlm

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Barretos nunca viu nada igual.




Está chegando a hora de montar mais uma Festa do Peão em Barretos.
Mas uma foi inesquecível pra gente. O ano foi 2002. O cliente Intelig.
O Job Pais Amigo, uma concorrência com 9 agências.

O valor: US$ 750k. Ganhamos porque apresentamos um projeto na contramão de tudo o que o briefing pedia: Um "avião "de verdade!
O Intelig 2302 foi construido pela GTM, do Rodrigão, todo em alumínio, rebitado, como os aviões de verdade (exigência minha), com altura de 8m (topo do leme).

O trem de pouso, de um Buffalo, foi achado em Miami. Dentro dele, um cinema 3D estereo, feito pela DDD de Perth, Australia. O check-in do cinema, era o cadastro para o programa Pais Amigo, do cliente.

Mais de 40.00 pessoas cadastradas em 10 dias. Foi um vôo realmente inesquecível.

Mas o que a gente se pergunta, é quando o mercado vai lembrar que pra ter esse padrão de métricas, o investimento e a ousadia tem que ser proporcionais.

Faz tempo que a gente não vê isso.
É uma pena.

domingo, 26 de julho de 2009

Zzub marketing, o anti buzz (continuação)




A gente vai fazer um Zubzinho deste Zub marketing lá no twitter da sspww.
Só pra não perder o jeito. =D

Zzub marketing, o anti buzz 1




Muitas vezes, a superstage prefere ser low profile, enquanto todo mundo quer ser full-profile.

Neste bat-episódio, por exemplo, foram dois trabalhos executados em sequencia (1 mês de diferença entre cada um), onde cada job foi uma concorrência.

O primeiro, a APAS 2009, concorremos com 6 empresas. Ganhamos.
A segunda, FISPAL Alimentos 2009 (estavamos executando o primeiro ainda), com 5 empresas, também levamos o job.

E por que estamos publicando somente dois meses depois do primeiro evento?

1. Porque o mérito do grande buzz, em cada segmento, foi para nosso patrocinador, como diria o Mr Koolman, blogger amigo aqui de casa.

2. Porque a operação para servir mais de 1.5 ton. de carnes nobres preparadas na hora, foi do super Jimenez, da Effort.

E pra encerrar o assunto, o buzz da APAS E FISPAL são para quem participou, não pra publicitário piegas, copiou?

Quem quiser ver o making off, estará disponível no Flickr.


sábado, 25 de julho de 2009

Os indianos estão invadindo o Orkut. Que bom.


Enquanto os brazucas caem de cabeça no Twitter, os indianos parecem que, além de descobrir, estão caindo de cabeça no velho e bom Orkut.

E usam além do tradicional me adiciona, um aplicativozinho, que parece ter saído do SBT que chama Ask Friends.

Lá eles perguntam de tudo (aliás, de tudo o que é tosco), e pagam para ser vips, ou seja, para aparecer num mundorama de perguntas pra lá de bobinhas, e se tornarem "famositos".

Bom, por aqui, tem gente pagando pra webmaster conseguir followers, aliás, por esses dias, vi um montão de arapucas em meu timeline (um monte de "passarinho" tenta esse subterfugio que é um conto de fadas =D).

foto by wili_hybrid

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Do lixo a mesa


Quando nosso pessoal de design recebe um job, não existe pudor ou limitação para propostas. Nem nossa e nem de nossos clientes.

Prova disso, é o cooler bucket acima. Isso aí, foi inspirado em um baldinho de lixo italiano.
Cool? Cooler.

Deixa as loiras geladas e tem uma área para branding espetacular, além de poder ser fechado, para evitar que as garrafas recebam visitantes indesejados, como cinzas de cigarro, etc.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Camiseta Vintage Pinball SSPWW


Lembra da taito, da williams, da namco? Pois é. A gente lembra e curte as velharias dos "fliperamas" que hj valem uma nota e são brinquedinhos eletrônicos pra poucos bolsos.

O layout que vc está vendo é uma edição comemorativa de 2 anos da Superstage.

Quer uma*? Escreve aí um bom motivo e seu e-mail. O melhor motivo leva, com frete incluso (dentro do brasil).

*A entrega será feita até final de agosto, quando receberemos o pedido, okay?

Jobtrotters. Já pegou o seu?


Nesta era de "grandes mudanças globais" (leia-se - todo mundo tentando achar o norte novamente), existe um time privilegiado de pessoas: os Jobtrotters.

Quem são eles? Os "donos" do dindin, da grana, do trabalho que sua agência quer tanto executar.

Primeiro, são paparicados, assediados pelos fornecedores e agora, também pelos milhares de microfornecedores. Por outro lado, têm uma vida de métricas e avaliações sobre -humanas.

Nesse meio caminho, com a falta de recursos e excesso de idéias e cobranças, inundam o mercado com os pedidos de trabalho que não são necessariamente fake, mas na maioria das vezes são feitos sem planejamento, sem base, sem forecast, sem previsão, sem necessidade.

E dá ao mercado a "tranquilidade" de que as coisas estão em um eterno gerúndio (estamos fazendo várias propostas, apresentando "n" campanhas, esperando o resultado).

É o velho Job Trote. Sem maldade, mesmo porque milhões de pessoas pagaram, assistiram e aplaudiram os verdadeiros Globetrotters, que por sinal, eram fake.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Um Analista Chamado Twitter


Quando Jack Dorsey criou o Twitter em 2006, imaginou uma rede social estruturada com um microblog que faria posts interessantes, atraindo assim outro microblog que o seguiria, postando coisas interessantes, que por sua vez atrairia outro e assim por diante.

Ah vah!! Todo mundo sabe!!

Agora em 2009, vc loga seu twitter e recebe os "x%" de spams pornos, mais "y%" de spams de fornecedores de tudo o que pode imaginar, mas o mais triste, é a legião de microbloggers que literalmente não sabem o que estnao fazendo lá.
Apenas querem fisgar followers a qualquer custo, nem que seja uma imobiliária do Texas. e pior ainda, como no Orkut ou em outra rede social do mesmo tipo.

Os kkkkkks, huahuahuuauauahuas, e outras onomatopéias do gênero invadem os microblogs tanto quanto o onipresente "olhaqui + link" (aliás, os posts com links devem ser pelo menos uns 80% do que a gente vê).

É a busca tôsca pelos 15" (segundos mesmo) de fama.

foto by mallix

Micro-mundo inteligente 2


Falando em como as coisas mudam, o print-screen acima é a home page do McDonalds de 1997 m-e-s-m-o! Não é piada! Em pouco mais de uma década, a gente olha "isso" e parece que uma criança de 5 anos com um paintbrush fez. Era o auge da tecnologia.

Voltando rápidamente ao micro-mundo em que vivemos, hoje, com o twitter, vc pode ter uma micro-legião de fãs para uma loja de um shopping, para um evento em um lançamento imobiliário, enfim, para um monte de coisas (claro que dentro de um contexto e de um plano).

O mundo finalmente conseguiu fazer como o print-screen aí em cima.Voltou pra idade da pedra ( o velho boca-a-boca, ou buzz, ou o c* a 4), através da web 2.0.

É um mega aliado, se vc souber fazer parte (se vc quiser usar, vc já era).

Micro-mundo inteligente


Quem é antenado está percebendo uma grande mudança de valores em nosso mundo. Com a web 2.0, ficou muito mais fácil achar quem de fato faz e acontece, em diversos segmentos.

Um número imenso de talentos, antes guardados a sete chaves por agências (como a minha inclusive) hoje estão aí, pra quem quiser conhecer, falar, e comprar direto.

Isso está fazendo com que empresas grandes, médias e até pequenas (até 30/40 empregados) vivam dias de looping.

Como as coisas vão ser daqui pra frente?
Pergunta pro povo da Polytron Corp. uma corporação de 3 colaboradores, que desenvolve games para i-Phones dentre outros, com uma p* qualidade.

http://polytroncorporation.com